Google+ Alimentação: Orégãos - Orégano ou Orégão

Newsletter - Acompanhe as novidades por email:

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Orégãos - Orégano ou Orégão



 Possuem propriedades antioxidantes (os antioxidantes ajudam a proteger as células contra os efeitos dos radicais livres), é anti-inflamatório, e antibacteriano. 

  A ação antibacteriana do orégano auxilia no combate à bactéria Helicobacter pylori – principal responsável por úlcera gástrica e duodenal. Também promove o equilíbrio da flora intestinal, o que também auxilia no nosso sistema imunológico e na absorção de substâncias importantes para o organismo. 

  Ele atua no sistema digestivo estimulando a produção das enzimas digestivas, e também através de substâncias como o tanino, cervacol, cimeno e o linalol – que garantem as propriedades digestivas diminuindo a formação de gases e prevenindo cólicas no intestino. 

  O orégano possui uma leve ação diurética, isso auxilia na circulação sanguínea e também evita inchaço, variações de peso extremas e dores nas pernas. 
  Quando o orégano é utilizado na forma de chá, possui ação expectorante, aliviando tosses. 

 Possui ação antifúngica combatendo, assim, fungos como a cândida, através da substância ativa no orégano, o carvacrol – que possui propriedade de inibir o crescimento desse fungo. 

  Estimula o sistema imunológico, devido à presença de timol. 



Como se deve usar orégano na alimentação:

  No mercado é possível encontrar o orégano na forma de óleo essencial, folhas frescas e, mais comumente, as folhas de orégano secas.

  O orégano é comumente usado em pratos típicos italianos, como molhos de tomate, berinjela à parmegiana e nas pizzas. Mas ele também pode ser usado no dia a dia na cozinha como tempero em caldos de verduras, em carnes, peixes e aves.

  Muitas pessoas têm o costume ainda de temperar a salada com um pouco de orégano. Outra opção é usar o orégano no preparo do sal de ervas (sal verde) e usá-lo no lugar do sal comum em suas receitas.


Veja como é fácil prepará-lo:



Sem comentários:

Enviar um comentário