Google+ Alimentação: Chuchu

Newsletter - Acompanhe as novidades por email:

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Chuchu


   O chuchu é uma Cucurbitácea, tal como o pepino, as abóboras, o melão e a melancia. É uma hortaliça fruto ou seja, um vegetal da categoria dos frutos; também é conhecido como machucho ou caiota (Açores). Na Madeira é conhecida por pepinela ou pimpinela. 


   Existe uma grande gama de frutos quanto à forma, tamanho e cor. Estes podem ser arredondados ou terem a forma de pêra. A casca pode ser lisa ou com espinhos, conforme a espécie, a cor varia do branco ao verde bem escuro.
   No mercado há preferência pelos frutos de casca verde-clara, sem espinhos. Os frutos quando passados apresentam a casca sem brilho e amarelada e com a ponta mais larga começando a se abrir. Por ser um fruto muito frágil, amassa-se com facilidade e a casca escurece rapidamente quando danificada, portanto deve-se escolher os frutos com cuidado, evitando feri-los. 



   Para consumi-lo não devemos comê-los crus, pois são duros para mastigar e quando os cortamos e os descascamos crus, devemos fazê-lo em baixo de água corrente pois estes têm um líquido pegajoso que cola nas mãos. Podem ser cozidos e refogados, podemos transformá-los em cremes, sopas, souflés, gratinados, bolo ou salada fria. Para consumo como refogado ou salada, escolha os frutos mais novos e menores e com casca brilhante. 



O chuchu usa-se imenso nas sopas como substituto da batata. 




   O Chuchu é uma baixa em caloria e rico em água. Uma xícara de Chuchu cozida fornece cerca de 38 calorias de energia. É pobre em gordura saturada e não contém colesterol. No entanto, chuchu é uma rica fonte de fibra dietética, que o torna um ideal de alimentos para aqueles que tentam perder o peso. A fibra é também útil no controle dos níveis de açúcar no sangue e para manter o coração saudável, diminuindo os níveis de colesterol. Chuchu é um grande fruto que lhe proporciona muitos dos essenciais vitaminas e minerais. É uma boa fonte de Vitamina C, folato, Tiamina, Riboflavina e piridoxina.



   O Chuchu é pobre em sódio e rica em potássio, que é bom para manter os níveis normais da pressão arterial. Ele também contém outros minerais, como o Cálcio, Magnésio, FósforoZinco. Além do potente antioxidante vitamina C, o Chuchu também contém ou antioxidantes como, flavonóides, polifenólicos, luteolina e apigenina que ajudam a destruir os radicais livres. Apesar de não ser muito atraente ou exótico na aparência, chuchu oferece inúmeros benefícios que ajudam a melhorar a sua saúde em geral. Alguns dos benefícios do chuchu para saúde estão explicadas abaixo.
Os Benefícios do Chuchu


   Benefícios do Chuchu para Pele: Quem não quer a pele com aspecto saudável e bonito? Você sabia que você pode facilmente obter uma pele lisa e sem falhas, incluindo chuchu em sua dieta regular? Chuchu contém boas quantidades de folato fólico, vitamina C, vitamina E, e zinco, os quais ajudam na promoção de uma pele saudável. A vitamina C, sendo um forte de antioxidante luta contra os radicais livres e, assim, retarda o processo de envelhecimento. O zinco é eficaz no controlo da produção de óleo na pele, como um resultado do que a sua pele é protegida contra a acne. Embora a vitamina E ajuda a proteger a sua pele e em reparar os danos à pele, folato ajuda a aumentar a elasticidade e firmeza da pele.


   Chuchu é Fonte de Energia: Chuchu é uma boa fonte de manganês, que ajuda na conversão de gorduras e proteínas em energia. Assim, tendo este vegetal no café da manhã pode ajudar a começar o dia com uma boa saúde e energia.



   Benefícios do Chuchu na Prevenção do Câncer: O Chuchu é uma excelente fonte de vitamina C, que é um antioxidante muito poderoso. Antioxidantes são substâncias que ajudam na prevenção dos danos causados às células pelos radicais livres nocivos. Ao impedir o estresse oxidativo e mutação, estes antioxidantes podem inibir ou até mesmo ajudar na prevenção do crescimento e desenvolvimento de câncer.



   Chuchu Reduz a Pressão Arterial: Várias pessoas que têm vindo a sofrer de pressão alta afirmam que eles foram beneficiados por consumir chuchu. Os altos níveis de potássio Ajuda a equilibrar os efeitos do sódio, evitando assim a hipertensão.




   Benefícios do Chuchu para Coração: De acordo com estudos, a presença de quantidades excessivas de homocisteína no sangue está associado com um aumento do risco de acidente vascular cerebral e doença de coração. Chuchu é uma maravilhosa fonte de ácido fólico, uma vitamina do grupo B, que ajuda na prevenção do acúmulo deste aminoácido. O potássio dochuchu reduz a pressão arterial e magnésio ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom, mantendo batimentos normais do coração e também na prevenção da coagulação do sangue.



   Chuchu Previne a Constipação: Se você sofre de prisão de ventre, chuchu é um alimento que você gostaria de incluir em sua dieta uma vez que promove movimentos intestinais regulares. Contém grandes quantidades de fibra dietética que evita problemas digestivos, como constipação e síndrome do intestino irritável extraindo a água para as fezes e suavizando-los. Isto torna mais fácil a remoção de todos os resíduos a partir do sistema digestivo.



   Chuchu Ajuda a Emagrecer: Chuchu tem um teor calórico muito baixo, ainda não tem colesterol ou gorduras saturadas.Além disso, o Chuchu é uma boa fonte de fibra dietética, pode ser o complemento perfeito para qualquer dieta para perda de peso. A fibra alimentar irá lhe enche facilmente e assim você irá se sentir mais completo por um longo período de tempo. Como a sua fome é saciada, você restringir de excessos e lanches freqüentes, o que é muito importante em uma dieta para perda de peso.



   Chuchu para Anemia: A deficiência de ferro e vitamina B2 é freqüentemente associada com a anemia. Chuchu pode fornecer seu corpo com uma quantidade suficiente desses dois nutrientes, que estimulam a produção de células vermelhas do sangue, aumentando assim os níveis de hemoglobina no sangue. O folato contido nesta fruta também desempenha um papel muito importante na produção e desenvolvimento das células vermelhos do sangue. Além disso, os outros nutrientes do chuchu, como a vitamina C, zinco e cobre ajuda na absorção fácil e adequada de ferro pelo seu corpo.


   Chuchu para Diabéticos: Chuchu é um muito baixo no índice glicêmico, é ainda baixa em calorias e rica em fibras alimentares. Uma vez que não causam picos perigosos nos níveis de açúcar no sangue, é ideal para pessoas que sofrem de diabetes. A carne do chuchu é rica em fibra solúvel, que ajuda a retardar o processo de digestão e inibindo a absorção de açúcares. De acordo com estudos, a fibra solúvel é muito útil na redução do nível de açúcar no sangue e na gestão de diabetes.


   Chuchu Reduz o Colesterol: A fibra solúvel do chuchu liga-se com o colesterol e ajuda na remoção fácil do seu sistema. O chuchu foi mostrado que podem diminuir os níveis de colesterol mau ou LDL e, ao mesmo tempo, aumentar os níveis de colesterol bom de HDL.



  Chuchu melhora o seu Sistema imunológico: Chuchu é uma grande fonte de zinco, que ajuda a impulsionar o sistema imunológico e combate as doenças. Os altos níveis de vitamina C também desempenham um papel fundamental no apoio e melhorar em sua imunidade.

   Chuchu é bom para mulheres grávidas: O ácido fólico é uma vitamina importante que é essencial para a saúde, não só a matriz de espera mas também o feto. 

   Chuchu é bom para os rins: As propriedades diuréticas do chuchu ajuda na prevenção de pedras nos rins e também no alívio de infecções do trato urinário. 

   Chuchu promove a saúde óssea: Chuchu é abundante em minerais como magnésio, fósforo e cálcio, que são essenciais para a manutenção de ossos fortes e saudáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário