Google+ Alimentação: Como se deve cortar cada Queijo

Newsletter - Acompanhe as novidades por email:

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Como se deve cortar cada Queijo




   Se cortarmos o queijo sem observar algumas regras, corremos o risco de não apreciar todos os seus sabores. De fato, o queijo deve ser cortado de acordo com a sua forma e tendo em conta os segredos das nossas avós!



   Primeiramente, é necessário usar uma faca afiada e sem serrilha, tendo o cuidado de limpá-la com um pedaço de pão entre um corte e outro para não alterar o sabor do queijo.



   Os queijos redondos ou quadrados, como o Camembert ou o Pont l’Évêque, devem ser cortados do mesmo modo em que cortamos as tortas: começando pelo centro. Assim, será obtida uma fatia triangular. Caso o queijo não seja muito espesso (Coulommiers, etc.), evitar cortar a ponta do triângulo, mas caso seja espesso (como, por exemplo, o Petit Basque), poderá ser cortada a ponta no sentido da espessura.



   Os queijos com forma retangular, como o La Brique, devem ser cortados paralelamente ao lado menor. Caso prefira a ponta, cortá-los na diagonal.



   Por último, os queijos com forma triangular (denominados “com ponta”, como o Brie ou o Roquefort), podem ser cortados em tiras, em quartos ou em fatias.



   Basta seguir alguns conselhos e pronto: a degustação será digna dos maiores queijeiros!



   Como Cortar cada variedade de queijo



   Utilize uma faca grande, sem ser de serrilha. Passe a faca por água quente ou unte-a com um pouco de azeite para evitar que os queijos de pasta mole fiquem agarrados à lâmina. Nunca retire a casca de queijos como o Camembert e o Brie, pois é comestível. O Roquefort deve ser cortado em tiras, em quartos ou em fatias.


RoquefortRoquefort
   Os queijos cilíndricos altos, como o de São Jorge, ou baixos, como o de Nisa, ficam melhor cortados em fatias triangulares, partindo do centro. De seguida, podem ser cortados em fatias mais pequenas.
São Jorge e NisaSão Jorge e Nisa
   Os queijos cilíndricos horizontais, como o Chèvre, poderão ser partidos em fatias e, de seguida, em pequenos triângulos, a partir do centro. 
ChèvreChèvre
   Os queijos cilíndricos mais pequenos, como o de Azeitão, o de Évora e o Camembert, comem-se melhor se forem partidos em fatias triangulares. Os mais pequenos podem ser só cortados ao meio ou em quartos.
Azeitão e Camembert Azeitão e Camembert
   Os queijos esféricos, como o Flamengo, podem ser cortados em quartos.
FlamengoFlamengo
   O queijo Serra da Estrela produzido nas condições ideais tem uma textura ligeiramente amanteigada, com zona de corte deformável, pelo que é recomendado cortá-lo à fatia. Mas há quem prefira consumir este queijo com textura muito amanteigada, a partir do topo por uma abertura circular na casca. Se for o caso, retire-a apenas ao servir.
Serra da EstrelaSerra da Estrela

Sem comentários:

Enviar um comentário