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segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A batata é um tubérculo muito usado na cozinha brasileira, fazendo parte de pratos com carnes, saladas, purê e até mesmo as favoritas: fritas. Tem um formato arredondado irregular, sua casca é fina e as cores podem variar. No caso do Brasil, o tipo de batata mais usado é a Batata Inglesa, que, na verdade, é originária da região dos Andes, na América, onde vem sendo cultivada há cerca de 7000 anos. Vale lembrar que a China tem o posto de maior produtor de batatas do mundo.
Rica em carboidratos, a batata possui baixa quantidade de gordura e contém vitaminas do complexo B (a mais abundante é a B6) e vitamina C, além de ferro, potássio, cálcio, grande quantidade de fósforo e amido. Ao natural, 100 gramas de batata possuem cerca de 70 calorias, esse número cresce muito se elas forem fritas.




A batata é um tubérculo rico em carboidratos.
Possui um formato arredondado irregular, sendo que sua casca é fina e de cor amarelada (caso da batata mais comum do tipo inglesa). Alguns tipos de batata possuem casca de cor avermelhada.
Possui baixa quantidade de gordura.
Contém vitaminas do complexo B e vitamina C.
Ao natural, 100 gramas de batata possui, em média, 65 calorias. Porém, quando frita este número cresce bastante.
É muito utilizada na culinária em saladas, acompanhamento de carnes (frango, peixe e boi), purês e frita.
A batata possui fósforo (em boa quantidade), ferro, potássio e cálcio.
A China é o maior produtor de batatas do mundo.
A batata é uma fonte importante de amido.



Batatas são tubérculos comestíveis cultivados na região dos Andes da América do Sul. Os exploradores espanhóis trouxeram a batata para a Europa de suas expedições sul-americanas no início do século XVI. Apesar da grande popularidade da batata hoje em dia, anteriormente pensava ser completamente intragável e venenosa.

Juntamente com o tomate e a berinjela, a planta de batata pertence à família das solanáceas, de que algumas espécies são verdadeiramente venenosas. Hoje, batatas são uma das culturas universais mais acessíveis para produzir e estão disponíveis durante todo o ano.

Costuma-se dizer que a chave para conseguir uma quantidade adequada de vitaminas e minerais na dieta é comer uma variedade colorida de frutas e legumes, quanto mais cor, melhor. No entanto, esta filosofia tende a deixar as batatas no escuro. Em muitos casos, se um alimento não possui cor, que também carece de nutrientes necessários. No entanto, batatas podem provar o contrário.

A humilde batata é vastamente subestimada em termos de benefícios nutricionais. Devido ao crescente interesse em alimentos que são baixos em carboidratos ou baixos índice glicêmico, a batata injustamente ganhou uma má reputação devido à sua composição de amido, levando muitos a acreditar que deve ser cortado fora da dieta por completo. O que muitas pessoas não percebem é que este nutriente é embalado com uma variedade de vitaminas, minerais e fitoquímicos que podem afastar doenças e se benéfica para a saúde humana.

Informação nutricional da batata
Uma batata média contém 164 calorias, 0,2 gramas de gordura, 0 gramas de colesterol, 37 gramas de carboidratos, 4,7 gramas de fibra dietética e 4,3 gramas de proteína. O mesmo serve também atende a 2% de cálcio diário precisa, 51% de vitamina C, ferro 9%, 30% de vitamina B-6, magnésio 12% e 25% das necessidades de potássio. Batatas também fornecem fósforo, niacina, ácido fólico, colina e zinco.

Ao contrário de produtos transformados de batata como batatas fritas, as batatas inteiras não processadas têm muito pouco sódio (apenas 13 miligramas, menos de 1% do limite diário sugerido).

Batatas também contêm um composto conhecido como ácido alfa-lipóico, que ajuda o corpo a converter a glicose em energia.

Algumas evidências sugerem que o ácido alfa-lipóico pode auxiliar no controle de glicose do sangue, melhorar a vasodilatação e proteger contra retinopatia em pacientes diabéticos e ajudar a preservar o cérebro e cicatrização neural.

A quercetina, um flavonóide encontrado na pele de batata, possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e capacidades antioxidantes que protegem as células do corpo contra os danos dos radicais livres.

Benefícios para a saúde ao consumir batatas
Consumo de frutas e legumes de todos os tipos tem sido associado com um risco reduzido de muitas condições de saúde relacionados com o estilo de vida. Muitos estudos têm sugerido que aumentar o consumo de alimentos vegetais como batatas diminui o risco de obesidade e mortalidade global, diabetes, doença cardíaca e promove uma pele e cabelo saudável, aumento de energia e perda de peso.

Saúde óssea
O ferro, fósforo, cálcio, magnésio e zinco em batatas todas contribuem para a construção e manutenção da estrutura óssea e força.

Ferro e zinco desempenham um papel crucial na produção e maturação de colágeno, apesar de fósforo e cálcio são ambos importantes na estrutura óssea, o equilíbrio cuidadoso dos dois minerais é necessário para a mineralização óssea adequada, consumo de muito fósforo com pouca ingestão de cálcio pode resultar em perda óssea.

Pressão arterial
Manter uma baixa ingestão de sódio é essencial para reduzir a pressão arterial, porém aumentar a ingestão de potássio pode ser tão importante por causa de seus efeitos de vasodilatação. De acordo com a pesquisa exame nacional de saúde e nutrição, menos de 2% de nós adultos consumimos a recomendação diária de 4700 mg.

Além disso, potássio, cálcio e magnésio (todos presente na humilde batata) foram encontrados naturalmente para diminuir pressão arterial.

Saúde do coração
A batata é rica em fibra, potássio, vitamina C e teor de vitamina B-6, juntamente com a falta de colesterol, todos oferecem suporte para a saúde do coração.

Batatas contêm quantidades significativas de fibras, que ajudam a reduzir a quantidade total de colesterol no sangue, diminuindo assim o risco de doença cardíaca. Em um estudo, aqueles que consumiram 4069 mg de potássio por dia tinham 49% menor risco de morte por doença isquêmica do coração em comparação com aqueles que consumiram menos potássio (cerca de 1000 mg por dia). 

Vitamina B-6 previne o acúmulo de um composto conhecido como homocisteína. Quando quantidades excessivas de homocisteína se acumulam no corpo, pode danificar os vasos sanguíneos e levar a problemas cardíacos.

Inflamação
Colina é um nutriente muito importante e versátil em batatas que ajuda com o sono, movimentos musculares, aprendizagem e memória. Colina também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, na transmissão de impulsos nervosos, auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.

Câncer
Batatas contêm ácido fólico, que desempenha um papel na síntese de DNA e reparação, evitando a formação de células de câncer de mutações no DNA.

Ingestão de fibras de frutas e legumes como batatas estão associadas com um risco baixou de câncer colorretal. Vitamina C e quercetina funcionam como poderosos antioxidantes que ajudam a proteger as células contra os danos dos radicais livres.

Digestão e regularidade
Por causa de seu conteúdo de fibra, batatas ajudam a prevenir a constipação e promover a regularidade de um aparelho digestivo saudável.

Controle de peso e da saciedade
Fibras dietéticas são comumente reconhecidas como fatores importantes no controle de peso e perda por funcionar como "agentes de volume" no sistema digestivo. Estes compostos aumentam a saciedade e reduzem o apetite, fazendo você se sentir mais cheio por mais tempo e diminuir assim a sua ingestão de calorias totais.

Metabolismo
Batatas são uma grande fonte de vitamina B-6, que desempenha um papel vital no metabolismo energético através da quebra de carboidratos e proteínas em glicose e aminoácidos. Estes compostos menores são mais facilmente utilizados para a energia dentro do corpo.

Pele
Colágeno, sistema de suporte da pele, baseia-se em vitamina C como um nutriente essencial que funciona em nossos corpos como um antioxidante para ajudar a prevenir danos causados pelo sol, poluição e fumo. Vitamina C também promove a capacidade do colágeno para suavizar rugas e melhorar a textura da pele.

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