Google+ Alimentação: Cenoura

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terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Cenoura


   A cenoura é uma raiz alaranjada que foi conhecida e apreciada pelos gregos e romanos. As cenouras são consumidas cruas, inteiras, ou como parte de saladas, e são também cozidas em sopas e refogados. A parte folhosa da planta não é ingerida na maioria das culturas, mas é comestível.

   Uma curiosidade importante é que nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície, portanto basta lavá-la e raspá-la. Existem várias espécies de cenouras variando a altura das plantas de 35 a 50 cm, com espessuras de 3 a 4 cm e comprimento entre 15 e 22 cm. 
   O período de safra ocorre entre os meses de julho a janeiro.

   É importante na alimentação da mulher grávida, do bebê e da criança, pois ajuda na formação do sistema nervoso, atua na boa formação dos ossos e dos dentes e, torna o organismo mais resistente as infecções. Esse bom desempenho deve-se ao fato da cenoura ser rica em betacaroteno.

   Por estimular o apetite e aumentar o número de glóbulos vermelhos do sangue, é indicado nos casos de anemia. Também facilita o trabalho dos intestinos, pois estimula a vesícula, combatendo a prisão de ventre. Atua como tônico e revitalizador nos casos de fraqueza ou carência (tuberculose, pós-operatório, etc...). Fortifica e revigora células do cérebro, combate o cansaço mental e restaura o sistema nervoso. Comer a cenoura crua é a melhor forma de se aproveitar tudo o que ela tem de bom. O suco de cenoura puro combate às cólicas renais e elimina o excesso de água no organismo.

   Também age contra o reumatismo e a gota. Misturado com mel limpa às vias respiratórias e elimina catarros, tosse e rouquidão. Ela também tem um efeito decisivo sobre a pele, mantendo sua elasticidade e juventude, fortalece ainda o cabelo e as unhas.


Propriedades nutricionais:

   A cenoura possui vitaminas A, C, B2 e B3 é rica em betacaroteno, pouco calórica e contém alto teor de fibras, muito importante para a visão, pele e mucosas, possui ainda, sais minerais como fósforo, potássio, manganês e magnésio.

Porção: 100 gramas
Kcal: 34
Carboidratos: 7,7 g
Proteínas: 1,3 g
Gorduras totais: 0,2 g
Gorduras saturadas: 0 g
Gorduras monoinsaturadas: 0 g
Gorduras poliinsaturadas: 0,1 g
Fibras: 3,2 g

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