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segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Carboidratos para perder peso...




   Sabia que não é totalmente verdade que os carboidratos causam ganho de peso. O ganho de peso é por causa do consumo de calorias em excesso, seja de carboidrato, proteína ou gordura. A dieta de zero carboidratos ou dietas de baixo carboidrato causam a perda de peso em que restringem a energia consumida. Por este motivo é essencial saber escolher tipo certo de carboidratos.

   Seu corpo precisa de mais hidratos de carbono do que qualquer outro nutriente, mas nem todas as fontes são igualmente nutritivas. Fazer uma dieta composta de 45% a 65% de carboidratos ajuda a garantir níveis positivos de energia, ajuda também no desempenho de exercícios fisicos, no humor e na função global.
   É recomendável escolher alimentos que contenham carboidratos complexos em relação às fontes refinadas na maioria das vezes para o máximo de benefícios.

   Pelo menos metade dos grãos que você consome a cada dia deve ser composto de cereais integrais. Você pode consumir cereais integrais por conta própria, em pratos como aveia, arroz integral, ou como ingrediente dentro de um alimento, como pães integrais e massas. Vegetais ricos em amido, como batatas, feijões, ervilhas e lentilhas, também fornecem carboidratos complexos.


Como posso identificar os Carboidratos?

   Verifique os rótulos nutricionais para teor de fibra. Às vezes, é fácil identificar uma fonte de carboidratos complexos, por sua aparência exterior ou a sua participação em um grupo de alimento específico. Em outras vezes, é necessário realizar uma pesquisa. Fontes de carboidratos saudáveis são ricos em fibras, por isso, olhar para o teor de fibras na etiqueta nutricional é uma ótima maneira de identificá-los. Um alimento rico em fibras contém pelo menos 5 gramas de fibra por porção. Os alimentos que fornecem entre 2,5 e 4,9 gramas por porção são considerados boas fontes de fibras.

   Quando o rótulo de um alimento específico afirma que foi "feito com grãos integrais", é importante saber onde procurar. O melhor rótulo seria o que tivesse escrito: 100% de grãos. Explorar a lista de ingredientes revela fontes de fibras e outros nutrientes em alimentos embalados. Procure alimentos que listam grãos integrais. Exemplos adicionais de grãos contendo fibras incluem arroz, sorgo de grão integral, trigo sarraceno, bulgur, milho, cevada grãos integrais, aveia, quinoa, trigo integral e aveia em flocos. Alimentos ricos em carboidratos têm sido mal interpretado por muitos anos. Numerosos estudos científicos mostram que os carboidratos saudáveis ​​são uma parte essencial de uma dieta nutritiva.


O que proporciona os carboidratos saudáveis, alimentos ricos em fibras:

- Energia para a atividade física;
- A nutrição necessária para uma óptima saúde;
- Nutrientes necessários para o bom funcionamento do cérebro;
- Perder peso;
- Baixa o colesterol;
- Previne a constipação; 
- Reduz níveis de triglicérides; 
- Combate toxinas do seu corpo; 
- Evita ou até mesmo reverte os diabetes;
- Mantem os níveis de açúcar no sangue estáveis; 
- Diminui o risco de doença cardíaca;

As melhores fontes de carboidratos saudáveis ​​são encontradas em: 

- Vegetais crus levemente cozidos a vapor;
- Legumes, feijão, nozes e sementes;
- Alta fibra 100% de grãos integrais;
- Integrais, frutas frescas;
- Lacticínios com baixo teor de gordura.

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